domingo, 19 de junho de 2011

Vamos começar pelo começo né galera! Uma explicação sobre a Administração e suas perspectivas!

Unidade I - A Administração e suas Perspectivas
 A Administração nos dias de hoje baseia-se nas organizações. Organizações bem administradas desenvolvem consistência, crescimento e prosperidade. Existem quatro tipos de funções para um administrador, são elas: planejamento, organização, direção e controle. Estas funções formam um ciclo do processo administrativo que veremos mais adiante. O desempenho de um administrador depende de três tipos de habilidades específicas (técnicas, humanas e conceituais) para transformar conhecimento em ação. Logo após isso temos a diferença entre EFICIÊNCIA e EFICÁCIA, e as duas juntas formam a EFETIVIDADE.

Unidade I – A Administração e suas Perspectivas


As Funções Administrativas

 As funções da administração são aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar os resultados determinados e/ou esperados pelas organizações. Estas funções constituem o processo administrativo e são:

•Planejamento – determinação de objetivos e metas para o desempenho organizacional futuro, e decisão das tarefas e recursos utilizados para alcance objetivos;
•Organização – processo de designação de tarefas, de agrupamento de tarefas em departamentos e de alocação de recursos para os departamentos;
•Direção – influência para que outras pessoas realizem suas tarefas de modo a alcançar os objetivos estabelecidos, envolvendo energização, ativação e persuasão daquelas pessoas;
•Controle – função em que se encarrega de comparar o desempenho atual com os padrões predeterminados, isto é, com o planejamento.


O Ciclo do Processo Administrativo


Habilidades Administrativas

 As habilidades administrativas são necessárias, para um bom desempenho em qualquer topo de atividade, em qualquer situação.
Há basicamente três tipos de habilidades necessárias, segundo Robert L. Katz, para que o administrador possa atuar eficazmente no processo das suas atividades. São elas:

•Habilidades Técnicas – aquelas relacionadas ao desempenho de funções ou trabalhos especializados dentro da organização;
•Habilidades Humanas – aquelas relacionadas ao tratamento com pessoas;
•Habilidades Conceituais – as relacionadas a capacidade de ver a empresa de maneira total.

As Habilidades gerenciais, nos diversos níveis da Administração



Eficiência e Eficácia Organizacional

 A Eficiência é a medida da utilização dos recursos quando se faz alguma coisa; refere-se á relação entre as “entradas” e “saídas” num processo.

 A Eficácia está relacionada ao alcance dos objetivos/resultados propostos. Esta relacionada a realização das atividades que provoquem o alcance das metas estabelecidas.


EFICÁCIA + EFICIÊNCIA = EFETIVIDADE


Elementos diferenciais entre Eficiência e Eficácia



 Finalizando esta unidade, o que conseguimos ver e entender nesta unidade é que com as funções e habilidades podemos administrar uma organização sem maiores problemas e com isso sermos efetivos nos trabalho referidos a nós naquele momento.


(Fonte: material pesquisado e trechos tirados do livro TEORIAS DA AMINISTRAÇÃO, de Reinaldo O. da Silva).

Nenhum comentário:

Postar um comentário