domingo, 19 de junho de 2011

Como estão gente? Mais uma unidade sobre a Teoria da Administração Científica

Unidade IV - Administração Científica 

        A Administração Cientifica ou Taylorismo se inicia a partir do estudo dos operários. Para Taylor a administração tinha que ser tratada como ciência. A análise dos tempos e movimentos mostrou que operários desqualificados tinham uma produção baixíssima e lucros menores ainda, causando a insuficiência de produção e o aumento de pessoas contratadas para trabalhar. Taylor visava acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir em menos tempo, e com qualidade.

A TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA.
FREDERICK W TAYLOR
Pai da administração cientifica:

Escola clássica é a mais velha, tendo se iniciado com a teoria da administração científica, estabelecida por Frederick W Taylor.
Os princípios se basearam na estrutura formal e nos processos das organizações.
As pessoas eram vistas como instrumentos de produção,utilizadas para alcançar a eficiência para a organização,estabelecendo primeiro os objetivos e a seguir dividindo o trabalho em unidades menores fluxo de cima para baixo.

PERSONALIDADE DE TAYLOR:
·                     Experimentador e pesquisador;
·                     Autor e divulgador de seus experimentos;
·                     Formador de uma equipe e linha de pensamento.

Proporcionou maiores lucros e valorizou o trabalho dos operários estimou q a produção de cada operário era somente um terço do que poderia ser. A esta restrição de produção, ele denominou vadiagem sistemática.

Cinco aspectos de Taylor:
·                     Analise do trabalho: compreendendo o estudo dos tempos e movimentos, isto é a busca do melhor processo de executar o trabalho no menor estado de tempo possível a redução do trabalho a regras e formulas matemática, através das análises e experimentação conduzidas com rigor científico.
·                     Padronização de ferramentas: com o fim de harmonizar os métodos de execução e uniformiza o “modo de fazer” dos operários.
·                     Seleção e treinamentos dos trabalhadores: dividir tarefas com base nas aptidões e na idéia de maior desempenho ou inclinação de cada um.
·                     Supervisão e planejamento: cuja conseqüência foi a supervisão “funcional” pela qual se efetivou a separação entre o “planejamento” e a “execução”.
·                     Pagamento por produção: ganhavam, salário se produzissem mais que o normal ganhavam bonificação proporcional ao acréscimo de produção.
Taylor pensava na redução de desperdícios e na capacidade de produção rápida.
Os estudos de Taylor se dividem em duas fases:
ANALITICA: cada atividade foi quebrada em tantos movimentos simples quanto possíveis movimentos inúteis descartados; os mais rápidos e melhores métodos para cada movimento elementares forma selecionados por observação dos mais habilidosos trabalhadores e os movimentos cronometrados e registrados, foram adicionadas percentagens para permitir indesejáveis atrasos e interrupções, para cobrir a iniciação de trabalhadores em um cargo e para períodos de descanso.
Construtiva: envolveu a elaboração de um arquivo de movimentos elementares e tempo, para serem usados sempre que possível em outras atividades ou classes de trabalho, e a padronização de todos os elementos que circundam e acompanham o trabalho.

Ele pensava que o estudo científico formaria uma prova para o trabalhador superar as resistências, negou que procurasse a exploração.
Taylor em um de seus livros Administração de oficinas disse que:
Os empregados tinham de ser colocados em postos em que os materiais e condições de trabalho fossem selecionados para que normas fossem cumpridas, deviam ser treinados para desenvolver aptidões e executar uma tarefa de modo a cumprir a produção normal.
A alta administração devia desenvolver uma cooperação para com os trabalhadores, de modo a garantir um ambiente que possibilitasse a aplicação de aspectos mencionados.
O objetivo de uma boa administração era pagar altos salários e ter baixos custos de produção.

 Taylor considerava o operário como vadio, irresponsável, indolente, preguiçoso, mais assim criou um sistema educativo baseado na intensificação do ritmo de trabalho, em busca da eficiência organizacional.
O objetivo básico da administração cientifica era uma melhor maneira de realizar tal trabalho assegurando prosperidade para o empregador.
Taylor propôs o sistema de pagamento por unidade produzida ou sistema de tarefas como solução para o problema de motivação: quanto mais peças o trabalhador produzisse, maior seria sua remuneração. Isto era a contra as normas dos sindicatos, que obtinham solidariedade coletiva, e assim tendiam a deslocar o q Taylor acreditava natural de HOMENS DE PRIMEIRA CLASSE, por ganhos materiais e progresso pessoal, baseado nos seus próprios talentos,

A adaptação dos operários a própria tarefa foi para Taylor o principal ponto para o desenvolvimento do processo de produção na administração cientifica.

Os Princípios da administração cientifica, de Taylor.
Taylor queria reduzir o acaso, a “regra do polegar” isto é o empirismo no processo de produção e os fatores de personalidade na tomada de decisão, defendia a administração por sistemas e padrões.
Estudiosos de eficiência espalharam pelo país estudos de performance de movimentos e tempos,sem acompanhamento das mudanças fundamentais na filosofia gerencial.

Características da administração científica identificadas por Taylor:
·                     Ciência em lugar do empirismo
·                     Harmonia em vez de discórdia
·                     Cooperação, não individualismo
·                     Máxima produção e não restrição de produção
·                     Desenvolvimento de cada homem para a sua máxima eficiência e prosperidade.
Os quatro princípios da administração cientifica:
·         Princípio do Planejamento: Substituir os métodos empíricos por métodos científicos e testados.
·         Princípio da Seleção: Como o próprio nome diz seleciona os trabalhadores para sua melhores aptidões e para isso são treinados e preparados para cada cargo.
·         Princípio de Controle: Supervisão feita por um superior para verificar se o trabalho está sendo executado como foi estabelecido.
·         Princípio de Execução: Para que haja uma organização no sistema as distribuições de responsabilidades devem existir para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.
Um dos mais importantes principios é o da exceção que é o que tudo que ocorrer na “àrea de normalidade”  nao deve ser objeto de preocupação da alta administração.
IMPORTANTE:Este é ainda um conselho valido nos dias de hoje!
CRITICAS AO MODO DE PENSAR DE TAYLOR;
O modelo da administração cientítifica mesmo oferecendo muitas vantagens apresentava algumas críticas. Primeiramente, o modelo ignorava as necessidades dos trabalhadores, além do contexto social, gerando muitas vezes conflitos e choques, em algumas ocasiões violentos, entre administradores e trabalhadores. Como consequência disso, os trabalhadores geralmente se sentiam explorados, uma vez que sentiam que esse tipo de administração nada mais era do que uma técnica para fazer o operário trabalhar mais e ganhar relativamente menos. Isso era o oposto do que Taylor e seus seguidores imaginavam quando pensaram na harmonia e cooperação desse sistema.
Outra crítica ao modelo é a de que ele transformou o homem em uma máquina. O operário era tratado como uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas, já que os gerentes não ouviam as idéias das classes hierárquicas inferiores, uma vez que essas eram consideradas desinformadas.
Além disso, o modelo tratava os indivíduos como um só grupo, não reconhecendo a variação entre eles, gerando descontentamento por parte dos trabalhadores. Essa padronização do trabalho seria mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizá-lo.
Taylor teve muitos seguidores como ele:
Frank e Lilian Gilbreth: foi também um contemporâneo de Taylor, junto com a esposa Lilian fizeram grandes contribuições ao desenvolvimento de muitos tipos de sistemas administrativos.
Demonstrou interesse pelo esforço humano para aumentar a produtividade. Iniciou os estudos dos tempos e movimentos.
Concluiu que todo trabalhador normal poderia ser reduzido a movimentos elementares a que denominou “therbligs”.
Entretanto, o seu trabalho mais importante para a administração cientifica foi o estudo da fadiga humana. E
 Aumentar a eficiência do operário.
A melhor maneira de realizar uma tarefa.
Henry L. Gantt: Trabalhou com Taylor e para ele muitos anos, formado em engenharia. Dentre suas principais realizações, destacam-se por exemplo,o sistema de pagamento por incentive”bônus”pelo qual o trabalhador ganhava quando alcançasse o padrão.
Carl Barth:foi o mais ortodoxo dos participante do movimento da administraçao cientifica.
Taylor considerou Barth um gênio matematico para resolver as variaveis e complexibilidades do corte de metais.
:

Henry Ford:
Ford contribuiu para a formação da teoria clássica administração, era um empresário com visão prática, que buscava a cristalização do conceito da eficiência, no mais amplo sentido numa fábrica de automóveis.
Ele dizia que o trabalho dirige a empresa.
Enquanto Taylor se preocupava com a “economia do trabalho humano”, Ford se preocupou com “economia do material e do tempo”
A principal diferença entre Taylor e Ford:
 Foi Taylor manda executar movimentos sobe rígido controle e Ford manda adaptar movimentos tão comodamente quanto possível ao ritmo da produção,as aptidões e vontades.

Os Princípios de Ford:
·         ão dPrincipio da Produtividade: recomenda o Maximo de produção dentro de um período determinado com distribuição do ganho para o empregador, para o empregado e para o consumidor, pela redução de custos que se transforma em redução de preços.
·         Principio da Intensificação: Consiste em aumentar a velocidade do capital circulante, visando pouca imobilização do mesmo, e grande rapidez na sua recuperação o capital de giro é obtido dos próprios consumidores
·         Principio da Economicidade: Refere-se a reduzir ao mínimo o volume de matéria-prima em curso de transformação uma vez que o “tempo” é a expressa energia humana e o estoque representa trabalho humano armazenado
A política de Ford se baseou na produção em massa,em série e em cadeia contínua;no pagamento de altos salários e na fixação de preços mínimos para os bens produzidos.


Importante: com sua filosofia de produção em massa,preços baixos, altos salários e organização eficiente ,destacando  a rapidez de fabricação,Henry Ford apresentou ao mundo o maior exemplo de administração eficiente individual q a historia conhece.

Criticas a administração científica:
A, administração cientítifica mesmo oferecendo muitas vantagens apresentava algumas críticas.o modelo ignorava as necessidades dos trabalhadores, além do contexto social, gerando muitas vezes conflitos e choques, em algumas ocasiões violentos, entre administradores e trabalhadores. Como consequência disso, os trabalhadores geralmente se sentiam explorados, uma vez que sentiam que esse tipo de administração nada mais era do que uma técnica para fazer o operário trabalhar mais e ganhar relativamente menos. Isso era o oposto do que Taylor e seus seguidores imaginavam quando pensaram na harmonia e cooperação desse sistema
As criticas ao modelo de taylor se dividem em 2 grupos:
·         Mecanização que desestimula a iniciativa pessoal do operario,tornando o parte de uma maquina nao considerando os aspectos psicossociais.
·         Esgotamento fisico resultado frequente da ansia do operario em realizar mais do que o previsto,para aumentar o seu pagamento.
Outra crítica ao modelo é a de que ele transformou o homem em uma máquina. O operário era tratado desencorajado de tomar iniciativas, já que os gerentes não ouviam as idéias das classes inferiores, uma vez que essas eram consideradas desinformadas.
Além disso, o modelo tratava os indivíduos como um só grupo, não reconhecendo a variação entre eles, gerando descontentamento por parte dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário