domingo, 19 de junho de 2011

Oiii pessoal! Unidade explicando a Teoria da Burocracia!

Unidade VI - Teoria da Burocracia
 A Teoria da Burocracia foi formalizada por Max Weber, ele analisava o agrupamento social em organizações, mapeou a forma de estabelecer o poder nas empresas. Inventou um modelo de modo que as organizações caracterizadas por cargos definido, ordem hierárquica, autoridade e responsabilidade. Weber descreve a organização da burocracia é eficiente por excelência e para executar com sucesso era necessária a formalização de todas as idéias e isso atrapalhava muito nos relacionamento no ambiente de trabalho e causava a lentidão dos processos de decisões. Weber pensava que tudo tinha que ser escrito e caso não acontecesse isso, os processos não gerariam processos positivos.

A Teoria da Burocracia.

Burocraciatrabalho baseado em pápeis e documentos movimentados em seqüência contínua entre as várias unidades componentes da estrutura organizacional.


A ORIGEM DA BUROCRACIA: EUROPA INICIO SÉCULO XX
Buscava a racionalidade técnica requerida para projetar e construir um sistema administrativo baseado no estudo exato dos tipos de relacionamentos humanos necessários para expandir a produtividade.
Todos os tipos de atividades administrativas utilizam a burocracia, isto é, o trabalho baseado em pápeis e documentos movimentados em seqüência continua entre as varias unidades componentes da estrutura organizacional.
A teoria da burocracia se originou também da necessidade de organização das empresas, que cresciam em tamanho e complexidade de operação.


Os estudos de Weber.
Max Weber nasceu em Erfurt Turingia, parte da Alemanha, um sociólogo formado em Direito e passou quase toda sua vida como professor de Universidade.
Porque as organizações cresceram em tamanho e em complexibilidade, a procura por uma teoria de organizações apontou para Max Weber e seu modelo burocrático.os estudos e trabalhos de Weber correram cronologicamente paralelos aos de Henry Fayol e de Frederick Taylor.

                                     Burocracia de Weber                 
O objetivo da burocracia era estabelecer estrutura, estabilidade e ordem as organizações por meio de uma hierarquia integrada de atividades especializadas, definidas por regras sistemáticas.
Burocratas eram os gerentes habilidosos que faziam as organizações funcionar.
Características da burocracia:
·        Divisão de trabalhocada posição tem claramente definidas as responsabilidades e a delegação de autoridades competentes.As atividades são desmembradas em tarefas simples,de tal modo que qualquer pessoa, de qualquer tipo de organização poderia se especializado num tempo mínimo.
·        Hierarquia de autoridade: posições ou empregados são organizados de modo a formar a hierarquia (cadeia de comando) na qual a organização esta estruturada.
·        Racionalidade: todos os membros da organização são selecionados com base na qualificação técnica para um desempenho adequado, as promoções ocorrem por mérito de cada individuo.
·        Regras e padrões: as decisões gerenciais são guiadas por regras, disciplina e controle, aplicadas de forma impessoal tanto aos empregados da organização como os clientes.
·        Compromisso profissional: os administradores trabalham por salário e não são os donos do negócio que administram.
·        Registros escritos: objetivo de estabelecer continuidade empresarial e alcançar uniformidade de ação. Detalhamento das transações.
·        Impessoalidade: as regras e procedimentos são aplicados de forma uniforme e imparcial. Avaliação de acordo com regras objetivas.

                                    A Teoria da autoridade     
Uma das concepções básicas de weber é sua teoria da autoridade.
Weber distingue o conceito de autoridade em confronto com outras formas de influência, isto é, com o poder e com a persuasão:
PODER: controle da situação, mediante ameaça  ou coação, ou por meio de manipulação das condições de modo a obter obediência.
PERSUASÃO: influenciar a ação ou decisão do outro, mediante a razão, a lógica e a argumentação.
Para Weber a autoridade apresenta os seguintes diferenciais:
·        Implica obediência voluntária
·        É legítima e legal
·        Implica suspensão antecipada do julgamento,pelo subordinado da ordem recebida.
·        É induzida pelo grupo.
A autoridade legítima apresenta três tipos puros ou ideais. São eles:
 Autoridade tradicional-baseada no direito divino, tradição cultural ou herança (tribos, famílias).
Autoridade carismática - a autoridade tem traços místicos e personalísticos (partidos políticos, grupos religiosos).
Autoridade racional - baseada em normas sociais, administradas pela meritrocacia com traços impessoais, técnicos e racionais (administradores)

As Funções da Burocracia.
A burocracia estabelece funções poderosas, muitas vezes, vistas como vantagens para a organização:
Especialização-objetiva o crescimento da produtividade

Estrutura-objetiva das formas ou conteúdo a organização

Previsibilidade - a burocracia produz certeza e uma espécie de ordem dentro de uma sociedade anárquica, racionalizando relações humanas que, de outro modo, seriam irracionais e acidentais.

Racionalidade -enfatiza a razão objetiva, mais do que a emoção ou a opinião nos julgamentos.

Democracia – estabelece a competência como única base para o alcance ou manutenção de um cargo.


IMPORTANTE: a experiência tem a mostrar que o tipo de administração de organização puramente burocrático do ponto de vista técnico, capaz de alcançar o mais alto grau de eficiência e é neste sentido, formalmente o meio mais racional de levar o efeito um controle imperativo sobre os seres humanos.


As disfunções e modelos da burocracia.
Max Weber teria ignorado a organização informal que produz e amplia as ineficiências.
Sabe se que os executivos de linha nem sempre são os mais qualificados para tomar boas decisões que envolvam conhecimentos técnicos.
 As conseqüências não previstas por Weber, recrudescem a tendência para aplicar o mecanismo de controle.






Uso do modelo “da máquina” como
instrumento de controle

                                     
Conseqüência                                                 conseqüências
Previstas                                                           imprevistas

Maior eficiência                                                ineficiência



A burocracia de Weber sofre ainda a restrição de impedir o que se constituía na sua principal vantagem, ou seja, a eficiência, pois tende ao formalismo excessivo e à personalização.
Disfunções da burocracia basicamente são:
·        Maior internalização das diretrizes - as normas, procedimentos e regras passam a se transformar de “meios” em “objetivos”;
·        Maior despersonalização nos relacionamentos-caráter impessoal é observado pela ênfase nos cargos e não nas pessoas que os ocupam;
·        Hierarquia como base do processo decisorial- as decisões são tomadas por quem ocupa o posto hierárquico mais alto, mesmo que não saiba nada a respeito do problema tratado;
·        Formalismo e conformidade às rotinas- existem a necessidade de documentar e formalizar as comunicações e a extrema devoção a normas e procedimentos, para garantir que seja feito aquilo que foi determinado.



O modelo burocrático de Merton

1-Exigência de controle
2-Ênfase na confiança no comportamento
3-Rigidez de comportamento e defesa mútua na organização
4-Justificativa da ação individual
5-Grau de dificuldade com os clientes
6-Sentimento de necessidade de defesa da ação individual.




O modelo burocrático de Selznick
Philip Selznick, sociólogo e professor na universidade de Berkeley, na Califórnia propôs um outro modelo, onde destaca a delegação de autoridade.

1-Exigência de controle, delegação de autoridade
2-Grau de treinamento em assuntos especializados
3-(divisão de interesses)
 Departamentalização e estabelecimento de subobjetivos
4-Teor das decisões
5-Internalização de subobjetivos pelos participantes
6-Internalização  dos objetivos da organização pelos participantes
7-operacionalidade dos objetivos da organização


O modelo burocrático de Goulder
1-Exigência de controle, adoção de diretrizes gerais e impessoais
2-Visibilidade das ações de poder
3-Nível de tensão interpessoal
4-Conhecimento dos padrões mínimos aceitáveis
5-Diferença entre objetivos da organização e sua realização
6-Rigor da supervisão

Contingências da Burocracia
Em geral, os estudiosos interessados na influência do tamanho nas características organizacionais, se centraram nas dimensões burocráticas da formalização, especialização, padronização e centralização:
Formalização refere-se ao nível de documentação escrita, incluindo procedimentos, descrição de cargos, regulamentos e manuais de políticas;
Especialização é o grau em que as atividades organizacionais são divididas em tarefas separadas.
Padronização é a extensão em que atividades semelhantes do trabalho são realizadas de uma maneira uniforme, empregados em cargos similares realizem trabalho de modo igual;
Centralização quanto maior a centralização, mais as decisões são tomadas na cúpula e os níveis inferiores são responsáveis por realizar estas decisões,quando as decisões são tomadas nos níveis mais baixos da hierarquia,a organização se torna descentralizada;



Organizações de grande tamanho estão associadas com:
1. número crescente de níveis gerenciais (complexibilidade vertical)
2. grande número de atividades e departamentos (complexibilidade horizontal)
3. crescente especialização de habilidades e funções
4. grande formalização
5. grande descentralização, pela delegação
6. percentagem pequena de administradores de cúpula
7. grande percentagem de técnicos e profissionais de “staff” (pessoal de apoio)
8. grande quantidade de comunicações e documentos escritos




A burocracia e a eficiência administrativa
Estudiosos têm analisado configurações pessoais de sistemas administrativos, cléricos e de staff profissional em escolas, igrejas, hospitais, agências de empregos e outros negócios.
Pesquisas sistemáticas não dão sustentação a tais satíricos argumentos sobre burocratização.

A burocracia e o Desempenho
Uma segunda crítica popular sobre as burocracias é que elas embaraçam empregados e clientes numa papelada e são inerentemente ineficientes.
Organizações que cresciam, mas permaneciam “informais”,tinham desempenho inferior àquelas que adotavam características burocráticas.Entretanto, organizações pequenas tinham desempenho melhor se fossem menos burocratizadas.
Organizações de grande desempenho adotavam a burocracia numa relação mais rápida, quando cresciam,do que aquelas de baixo desempenho.


Críticas e reformulações à burocracia
Severas críticas têm sido estabelecidas ao conceito de burocracia de Weber, pelo número de desvantagens que ocasiona,tais como:
A ênfase exagerada nas regras e procedimentos, manutenção  de registros e papelada,que podem se tornar mais importantes por si mesmos como um meio, do que os fins;
Os executivos podem desenvolver uma dependência do status burocrático, dos símbolos e regras;
A iniciativa pode ser sufocada, e quando a situação não estiver coberta por um conjunto de regras, ou procedimentos, existirá uma falta de flexibilidade ou adaptação às circunstancias mutantes;
As suposições e responsabilidades na organização podem levar ao comportamento burocrático e oficioso. Existem também a tendência de ocultar os procedimentos administrativos dos estranhos;
Relações impessoais podem levar ao comportamento esteriotipados e à falta de sensibilidade para os incidentes ou problemas pessoais.


Existem pelo menos quatro ameaças à burocracia:
Mudança rápida e inesperada-suas regras e  rigidez são mal adaptadas à mudança rápida que o ambiente exige
Crescimento em tamanho enquanto na teoria, não existe limite natural para o crescimento da pirâmide burocrática, na pratica o elemento complexidade é quase invariavelmente introduzido com o grande tamanho.
Complexidade da moderna tecnologia as atividades atuais requerem pessoas de diversificada e altamente especializada competência. Crescimento e mudança rápida e crescimento e especialização jogam no fosso a estrutura piramidal,que se espera esteja começando a fragmentar
 Uma ameaça basicamente psicológica, ocorrendo rapidamente a partir de uma mudança no comportamento gerencial baseado no conhecimento crescente de necessidades complexas e de mudança:um novo conceito de poder baseado em colaboração e razão;e um novo conceito de valores organizacionais, baseados em ideais humanístico-burocrático.


Resultados mais rigorosos:
Rigidez dos comportamentos
 Defesa contra pressões externas
Apego aos regulamentos
Exibição de sinais de autoridade
Dificuldade crescente com os clientes



IMPORTANTE: o fato, entretanto, é que a burocracia se aplica a todos os tipos e tamanhos de organizações formais.Seu estudo consiste na análise das estruturas organizacionais formais, do comportamento humano dentro dessas estruturas e do poder.

Relação entre as teorias clássicas.
A escola da administração cientifica dirigiu o foco para a analise das atividades físicas do trabalho, enquanto a teoria administrativa e a teoria da burocracia tinham a ênfase na estrutura organizacional e nos processos da organização humana.
A teoria administrativa enfatizou os princípios e funções da administração, sendo considerada uma teoria”do topo para a base” bem como a escola da burocracia:
“Já a administração cientifica pode ser pensada, num sentido de comparação como ‘da base para o topo”.
As teorias administrativas e da burocracia são menos empíricas.



Uma dica para não esquecer de Weber:
MODELO BUROCRÁTICO
REGRAS
IMPESSOALIDADE
DIVISÃO DO TRABALHO
HIERARQUIA
ESTRUTURA DA AUTORIDADE
RACIONALIDADE


FOCO: ORGANIZAÇÃO TODA

BENEFÍCIOS: CONSISTÊNCIA E EFICIÊNCIA

INCOVINIENTES: RIGIDEZ E LENTIDÃO

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