domingo, 19 de junho de 2011

Que tal estudar a Teoria Clássica da Administração?

Unidade V - Teoria Clássica da Administração
A Teoria Clássica idealizada por Fayol se caracterizava pela importância da estrutura organizacional, o homem econômico e a eficiência. Ele partia da organização em geral, para assegurar a eficiência em todos os setores. Henri Fayol criou a Teoria Clássica e separou as funções da empresa e criou os princípios da administração, que são à base do estudo da administração nas empresas e são muito úteis para dar segmento em qualquer empresa ou lugar.
Unidade V - Teoria Clássica da Administração

 Na França em 1916, surgiu a Teoria Clássica da Administração. Que se caracterizava pela importância na estrutura que a organização deveria possuir para ser totalmente eficiente.
A Teoria Clássica se constituía a partir da organização, que era vista como um todo e da estrutura para assegurar a eficiência em todas as partes que uma empresa constitui. 
Henri Fayol (1841-1917) foi um engenheiro francês, nasceu numa família burguesa em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as conseqüências da Revolução Industrial e depois da Primeira Guerra Mundial. Formou-se em engenharia de minas e entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera na qual obteve sucesso em sua carreira. Foi o fundador da Teoria Clássica da Administração e partiu de uma idéia sintética, global e universal da empresa. É considerado o pai da administração moderna.
As funções da Teoria Administrativa têm conceitos que são usualmente usados até a atualidade. Por isso, ele criou que as funções deveriam ser estabelecidas em seis grupos; 1) Funções técnicas  -> relacionadas à produção de bens e serviços. 2) Funções comerciais -> relacionadas à compra, venda e permutação. 3) Funções financeiras -> relacionadas à procura e gerência de capitais. 4) Funções de segurança -> relacionadas à proteção e preservação dos bens e das pessoas. 5) Funções Contábeis -> relacionadas à inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. 6) Funções administrativas -> relacionadas à integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.
Conceito de Administração, Fayol define o ato de administrar como:
PREVER: Visualizar o futuro e traçar planos e estratégias de ação.
ORGANIZAR: Mobilização dos recursos humanos e materiais para transformar o plano em ação.
COMANDAR: Dirigir e orientar a equipe. Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais do negócio.
COORDENAR: Ligar e harmonizar todos os atos e esforços coletivos.
CONTROLAR: Verificar se tudo ocorre de acordo com as regras e ordens. Seu objetivo é localizar as fraquezas e os erros no intuito de retificá-los e prevenir a recorrência.
Ele acreditava que a função administrativa era proporcional, ela se divide pelos níveis da hierarquia da empresa e não é privativa do alto nível. Consiste exclusivamente no topo da empresa que é distribuída proporcionalmente entre níveis hierárquicos. Quanto mais se desce na escala hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções da empresa, e quanto mais se sobe, mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativas.
Princípios Gerais de Administração para Ford
A denominação de “princípio” afasta qualquer idéia de rigidez, pois para Ford nada era rígido e absoluto na administração, tudo é questão de medida e bom senso. Esses princípios são universais e maleáveis e adaptam-se a qualquer tempo, lugar ou circunstância.
Ford criou 14 princípios gerais da administração que são:
1-      DIVISÃO DO TRABALHO: consiste na especialização do trabalho e de pessoas para melhor eficiência.
2-      AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE: direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é a conseqüência da autoridade e significa o dever de prestar contas. Ambas devem estar em sintonia e harmonia.
3-      DISCIPLINA: esforço comum dos trabalhadores, obediência, comportamento adequado e respeito aos acordos estabelecidos.
4-      UNIDADE DE COMANDO: é o ato de receber ordens de um “gerente”, cada empregado deve receber ordens de um superior, é o principio da autoridade única.
5-      UNIDADE DE DIREÇÃO: é mover em direção a um objetivo comum.
6-      SUBORDINAÇÃO DO INTERESSE INDIVIDUAL AO INTERESSE GERAL: os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares das pessoas.
7-      REMUNERAÇÃO DO PESSOAL: recompensar pelo bom desempenho deve haver justa e garantida satisfação em termos de retribuição.
8-      CENTRALIZAÇÃO: a diminuição da importância do papel do subordinado refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.
9-      CADEIA ESCALAR: linha de autoridade que vai do mais alto nível ao mais baixo em função do principio do comando, posição hierárquica.
10-  ORDEM: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. È a ordem material e humana.
11-  EQUIDADE: todos os empregados deveriam ser tratados igualmente, amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal.
12-  ESTABILIDADE DO PESSOAL NO CARGO: retenção dos mais produtivos, a rotatividade do pessoal é prejudicial para a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer no cargo, melhor para a empresa.
13-  INICIATIVA: encorajar a iniciativa do trabalhador, a capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso.
14-  ESPIRITO DE EQUIPE: enfatizar a harmonia e a boa vontade geral entre os empregados, como grandes forças da organização.
Os autores clássicos pretenderam criar uma teoria da administração baseada na divisão do trabalho, especialização, coordenação e atividades de linha e de staff.
Fayol defendia a necessidade de um ensino organizado e metódico da Administração e de caráter geral para formar administradores. Em sua época, essa idéia era uma novidade.
Seguidores de Fayol
·         Luther Gulick
            Nasceu no Japão em 1832 e morreu em 1983. Diretor do Instituto de Administração Publica na Universidade de Columbia.
            Gulick desenvolveu o que chamou POSDCORB, sua visão das funções administrativas. As iniciais representavam as seguintes funções:
                        1-PLANEJAMENTO (Planning): é a missão de traçar estratégias que devem ser feitas e de que maneira serão executadas, a fim de atingir os objetivos da empresa.
                        2- ORGANIZAÇÃO (Organizing): é o estabelecimento da estrutura formal de autoridade, por meio da qual as subdivisões de trabalho são integradas, definidas e coordenadas para o objetivo.
                        3-ASSESSORIA (Staffing): é a função de preparar e treinar o pessoal e manter condições favoráveis de trabalho.
                        4-DIREÇÃO (Directing): é a tarefa contínua de tomar decisões e incorporá-las em ordens e instruções específicas e gerais, e ainda a de funcionar como líder da empresa.
                        5-COORDENAÇÃO (Coodination): é o estabelecimento de relações entre várias partes do trabalho.
                        6-INFORMAÇÃO (Reporting): é o esforço de manter informados, a respeito do que se passam aqueles perante o qual o chefe é responsável; pressupõe-se a existência de registros, documentação, pesquisa e inspeções.
                        7-ORÇAMENTO (Budgeting): é a função relacionada à elaboração, execução e fiscalização orçamentárias, ou seja, o plano fiscal, a contabilidade e o controle.
            Gulick visualizava a administração como uma atividade universal, mas sua descrição das funções administrativas foi aplicada primeiramente para a administração governamental.
·         Lyndall F. Urwick.
Nasceu no ano de 1891, em Malvern, Inglaterra, e morreu em 1984. Trabalhou no exercito, na indústria, foi diretor do Instituto Internacional de Administração em Genebra, e, em 1951, presidente da Urwick Orr Partners Ltd., uma empresa de consultores de administração.
As idéias de Urwick são semelhantes à de Fayol. Urwick deu importância a alguns princípios de organização da escola clássica, como o PRINCÍPIO DA ESPECIALIZAÇÃO (um funcionário deve preencher uma só função, o mais possível, o que implica a divisão especializada do trabalho); o PRINCÍPIO DA AUTORIDADE (deve haver uma linha de autoridade clara, definida e reconhecida por todos os membros da organização); e o PRINCÍPIO DA AMPLITUDE ADMINISTRATIVA (cada gerente ou chefe não deve ter mais do que cinco ou seis subordinados).
Urwick consolidou os conceitos e pensamentos de estudiosos como Elton Mayo, James Mooney e Chester Barnard, destacando a independência das idéias de todos eles, e a correlação e a semelhança das respectivas conclusões.
Com base em todos esses autores importantes para a história da Administração aprendemos que há muitas idéias, opiniões que foram executadas por grandes estudiosos, e que são importantes, pois a partir deles a Administração começou a ser estudada de maneira correta e ainda analisada por muitos alunos que admiram essa profissão que é muito importante para o sucesso de muitas empresas. Com eles ficou mais fácil entender o que é ADMINISTRAR, e com isso nos espelhamos nesses heróis, para também sermos bem sucedidos no que somos e praticamos. E é muito mais do que administrar empresas, é administrar nossas vidas.
FONTES:
SILVA, Reinaldo O. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira, 2004.
CHIAVENATO, I. O. Introdução à Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário